segunda-feira, 21 de setembro de 2009

As Chapeuzinho e a Fossa


A duas horas de Moscow...Chatura. Numa floresta conífera, um banquinho rústico de madeira ao lado do samovár fervente, acolhe duas atônitas brasileiras que não podiam imaginar o que viria pela frente. Ou por baixo...ou por todos os lados!
Em retrospecto: beriosas, cogumelos, bandeirinhas coloridas amarradas nas árvores, fonte de águas cristalinas, cerâmica guegel e uma casinha tipicamente russa atapetavam o caminho até o lugar ainda misterioso para as duas viajantes: nós.
A Dacha. Summer house. Casa de Campo. Que lindo! Tropicaliente! Flores multicores, Frutinhas mil, cachorro comendo pepino, estufa, cheiro de natureza, tudo artesanal...muuiiitooooo arrtesanal! Sem água encanada e com água gelada. Pro banho, claro.
- Por gentileza, eu poderia usar o toilette?
- Da, Liubimaia!(Sim, querida!)A vontade!
TAKE DO LUGAR:
Fora da casa principal, cubículo de madeira ornado de piadinhas em russo, buracão como escoadouro das nossas necessidades vitais. Você sentava lá e os pensamentos atacavam: 'Será que vem um bicho aí por baixo mordiscar meus segredos? Será que não despencarei penhasco abaixo?E o que será esse albatroz albino pousado em mim chupando meu sangue?' PERNILONGO??? NA RÚSSIA???Tinha! Montes...até em São Petersburgo!
Enfim, voltam as contradições, voltam as surpresas. Agradáveis surpresas coroadas por um maravilhoso mergulho no lago que, a essa altura, deve estar totalmente congelado.

Maria Fernanda Laurito e Lara J. Lazo

Nenhum comentário:

Postar um comentário