segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Igrejas Ortodoxas


Segundo Alberto Garuti, " a Igreja ortodoxa russa exerce muita influência, ainda hoje, sobre a mentalidade do povo, não só pelo número que representa (145 milhões contra 600 mil católicos) mas também pela sua autoridade moral. As últimas pesquisas de opinião pública dizem que a Igreja ortodoxa é a única entidade em que os russos confiam hoje em dia". Estamos aqui falando da Instituição.
Em termos de arquitetura, para nós estrangeiras tropicais, as Igrejas ortodoxas erguem-se como estruturas maravilhosamente esculpidas, capturando nosso olhar de admiração pelos seus apelos canônicos.
A Humanidade sempre foi capaz de, em nome de algum deus, erguer templos fenomenais para através dessa prática - como enfatiza o filósofo Jê - entender e explicar o mundo à sua volta e encontrar refúgio para suas aflições.
Pobres mortais...os deuses etérios e onipotentes nunca moveram uma palha para salvar as massas anônimas que viveram mal e morreram cedo, apenas para construir a história arquitetônica da fé. Da vasta armadilha das contradições, nem mesmo o emblemático Senhor da ubiquidade escapa.

Maria Fernanda Laurito
(Foto:A Igreja da Ressurreição de Cristo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário