segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Boas Impressões


Desembarcamos no aeroporto russo de Domodedovo e no check in demos de cara com um rapaz sorridente e uma moça alegre. Fomos recebidas com cordialidade e alegria por nossa amiga russa e ainda ganhamos sorrisos do taxista. Cara fechada, mau humor, isso não vimos com muita frequência.

Deparamo-nos com um povo sofrido, mas caloroso e receptivo. Inesquecíveis a simpatia das senhoras vendedoras de flores nas vias de acesso ao metrô moscovita; o rapaz poeta, que depois de ter tomado umas a mais no vagão, recitou um lindo poema de amor sem gaguejar, dançando coreografias tradicionais com seus amigos; o militar no metrô, desejando tirar uma foto de minha sorridente amiga; o guarda civil da praça de Petersburgo, que de bom grado tirou fotos com a gente; os amigos russos e suas famílias, simpáticos e bem receptivos; o caraoquê em família... Pessoas simples e sofisticadas, educadas e solícitas, ativas e cheias de mistérios. E o sol brilhando com toda a força na terra do gelo...
A foto de Lenin estava sempre séria e dura, um contraste com a cordialidade do povo. Mas Catarina, A Grande, ainda vive por todos os lados, alegre, deixando sussuros aos seus amantes e arrebatando atenções. Quem não sorri ao ouvir as histórias que a história conta dessa mulher forte, empreendedora, amante e inovadora?!
Muitas são as histórias e as pessoas que as contam; muitas são tristes, mas muitas felizes. Só sabemos que conhecemos pessoas maravilhosas e que mostraram que o mundo vale à pena.

Lara J. Lazo

Nenhum comentário:

Postar um comentário